sábado, 6 de junho de 2009



ASSOCIAÇÃO PIRACICABANA DE FERREOMODELISMO





Em 22 de março de 1995, um grupo de cerca de 25 amigos aficcionados pelo ferreomodelismo, reuniu-se na Rua Alferes José Caetano,701, dependências da Verna Variedades (Werna Trens Elétricos e Maquetes), foram deslocados balcões, expositores, e colocadas mesinhas com cadeiras. Foi especialmente convidado um aeromodelista para relatar sua experência de ter uma associação. O lendário Oda, já falecido, contou como iniciou-se no hobby do aeromodelismo, e que aquele momento era muito significativo para nós ferreomodelistas. A palavra foi usada por diversas pessoas presentes, de todas as faixas etárias. Em um ambiente descontraido, foram servidos salgadinhos, acompanhados de cerveja e refrigerantes, sob o patrocínio da Verna. Desde então acalentamos o sonho de realizar efetivamente uma associação. Nos fundos da loja Verna existia uma enorme salão, que tinha sido no passado a área de preparação de pães e doces, com dois enormes fornos para assar pão. Construimos uma maquete modular, com 14 partes independentes, porém que poederiam ser conectadas. Cada parte media 1,50 metros por 0,75 cms de largura, totalizando 21 metros de percusso. O circuito tinha 3 linhas independentes, que se conectavam no início e no fim de cada módulo. A paisagem ficava a cargo do "dono" do módulo. Existia uma fiação embaixo da maquete que funcionava como rede de alimentação para os trilhos. Essa maquete ficou por duas vezes exposta no Shopping Piracicaba, 30 dias cada vez que para lá foi levada. Eram necessárias duas viagens de uma caminhonete F-4000 para levar essa maquete. A primeira exposição de maquete de ferreomodelismo ocorrida em Piracicaba foi na Casa do Povoador, onde a Verna expôs uma maquete cedida por Gilson A.B.Camargo. A segunda exposição pública ocorrreu na agência do Banespa da Rua Moraes Barros, quando uma maquete foi trazida da fábrica Frateschi de Ribeirão Preto até Piracicaba, veio em um caminhão 3/4 tipo baú. O frete de vinda e volta foi patrocinado pela Frateschi e pela Verna em partes iguais.A Verna participou de todos os eventos que envolviam a APF. Como as várias exposições realizadas em diferentes dependências da Unimep. Inclusive na Faculdade de Arquitetura. Acreditem, mas realizamos uma exposição de trem elétrico dentro de um cemitério! O Cemitério dos Americanos, em Santa Barbara D' Oeste, em uma festividade da comunidade norte-americana e seus descendentes no Brasil. Participamos de inumeras exposições, inclusive os incontáveis sábados a tarde em que motavamos nosso material rodante nas dependências já precárias da Estação da Paulista. Foram dezenas de apresentações aonde a maioria do público eram crianças de periferia, que jamais tinham colocado os olhos em uma maquete! A Verna, do seu próprio caixa, contratou uma empresa especializada (Telas Gomes), para cercar o local aonde a enorme maquete modular foi pela última vez montada. Foram tomados todos os cuidados para não furar parede, mas sim usar braçadeiras, com o objetivo de preservar um ambiente histórico(Estação da Paulista). Tomamos todos os cuidados necessários para preservar a maquete, mas a população de pombos achou por bem "retocar" a maquete com suas fezes. Os cupins devoraram a madeira. Vandalos cortaram os fios de força da malha central que ficava embaixo da maquete. Nosso sonho permanece na nossa saudades, e nas imagens fotografadas e filmadas. Mas o mais importante nós conseguimos: motivar os talentos adormecidos, revelar artistas que o tempo perpetuará.E isso o cupim não corroi e nem os pombos destroem. Hoje estamos felizes em ver a Estação da Paulista sendo restaurada. Nesses muitos anos, percorremos um longo caminho, mas em momento algum desistimos do nosso sonho: a Associação Piracicabana de Ferreomodelismo - APF , ter um espaço aonde possa lembrar a história do trem na formação da nossa cidade e região.
Postado por NASSIF às
4:49 PM 2 comentários
Segunda-feira, Janeiro 23, 2006

PRIMEIRA EXPOSIÇÃO DE FERREOMODELISMO DE PIRACICABA
PRIMEIRA EXPOSICAO DE FERREOMODELISMO DE PIRACICABAFRATESCHI - INDÚSTRIA BRASILEIRAWERNA- TRENS ELÉTRICOS PIRACICABA - (19) 34338749 RUA DO ROSÁRIO, 2.561-PAULISTA- REPRESENTANTE FRATESCHI DESDE 1995WERNA É A DIVISÃO DE TRENS ELÉTRICOS E MAQUETES DA VERNA VARIEDADES PRIMEIRO ENCONTRO DE FERREOMODELISMO DE PIRACICABADIA 8 DE ABRIL SÁBADO DAS 8 AS 17 HORAS NO ENGENHO CENTRAL ENTRADA FRANCA FALE COM A VERNA TRENS ELÉTRICOS E MAQUETES: joaonassif@gmail.com.

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES
1) Como devo proceder para iniciar no ferreomodelismo ? A prática do ferreomodelismo normalmente começa com um “Kit Básico”, também chamado de Caixa Básica. A partir desta caixa, você ampliará seu trem estendendo a linha e adicionando mais vagões e outras locomotivas. Todas as Caixas Básicas da FRATESCHI são compostas de 1 locomotiva, 3 vagões, 1 oval de trilhos e um controlador eletrônico de velocidade.
2) O ferreomodelismo é um hobby caro ?É importante ressaltar que o ferreomodelismo difere em alguns aspectos importantes dos demais hobbies, quanto ao custo e à forma de praticar. Todas as outras formas de modelismo, além de serem praticadas fora do ambiente doméstico e estando sujeitas à necessidade de pistas, piscinas, lagos, bom tempo, ausência de vento, luz do dia, etc, requerem um investimento inicial elevado, pois, para iniciar neles, você precisa adquirir, além do modelo, um motor, um rádio e vários acessórios e ferramentas. Uma Caixa Básica da FRATESCHI custa em média, entre R$ 200,00 e R$ 280,00 (Dez/2004), e todas as demais peças podem ser compradas aos poucos, o que permite diluir o investimento ao longo do tempo, de acordo com suas posses e orçamento.
3) Qual a melhor forma de ampliar meu traçado, a fim de montar minha primeira ferrovia ?As maneiras de incrementar seu trem rumo à construção de sua primeira maquete ferroviária são: i) através do sistema Hobby Trilho, que foi feito para ser simples e suas caixas são classificadas em A, B e C. Elas contêm todo o material necessário para você montar a parte fixa da sua ferrovia, ou seja, os trilhos e a parte elétrica. ii) Adquirir o livro "Ferrovias para Você Construir", que possui 16 projetos de maquetes, vários deles próprios para iniciantes, com lista de material, instalação elétrica, montagem da mesa, decoração, etc.Obs: As caixas do Sistema Hobby Trilho não contêm os produtos para a decoração da maquete.
4) Quanto vou gastar para construir minha ferrovia ?É difícil mensurar um valor exato do quanto você vai gastar para implementar a sua ferrovia pois, tudo depende do tamanho do projeto que você tem interesse em montar. O importante no ferreomodelismo é que você pode dosar o ritmo de seu investimento de acordo com suas possibilidades de tempo e capital, tornando-o um hobby suave de ser praticado por pessoas de quaisquer classes sociais, não sendo necessário que você compre todo seu material de uma só vez, como nos demais tipos de modelismo. Ao contrário, você poderá adquirir seus modelos, na medida em que se sentir mais seguro de suas pretensões, dando tempo para que o conhecimento adquirido balize suas decisões sobre quais modelos comprar.
5) Gostaria de receber uma lista de preços da FRATESCHI. Isso é possível?A FRATESCHI não informa o preço dos seus produtos aos consumidores, pois atendemos somente às Revendas Autorizadas, não atendendo o consumidor final sob qualquer hipótese. Portanto, para conhecer sobre os custos de sua compra consulte sempre a Revenda Autorizada de sua preferência. Se por ventura, você ainda não conhece as Revendas Autorizadas FRATESCHI, entre em “Onde Comprar” em nosso site e siga seus critérios de escolha.FRATESCHI- TRENS ELÉTRICOSWERNA- TRENS ELÉTRICOS PIRACICABA - (19) 34338749 RUA DO ROSÁRIO, 2.561-PAULISTA- REPRESENTANTE FRATESCHI DESDE 1995WERNA É A DIVISÃO DE TRENS ELÉTRICOE E MAQUETES- FALE A VERNA VARIEDADES e mail: joaonassif@gmail.com
Postado por NASSIF às 6:23 PM 0 comentários
Sexta-feira, Janeiro 20, 2006

PRIMEIRA EXPOSICAO DE FERREOMODELISMO DE PIRACICABA
FRATESCHI - INDÚSTRIA BRASILEIRA WERNA- TRENS ELÉTRICOS PIRACICABA - (19) 34338749 RUA DO ROSÁRIO, 2.561-PAULISTA- REPRESENTANTE FRATESCHI DESDE 1995
WERNA É A DIVISÃO DE TRENS ELÉTRICOE E MAQUETES DA VERNA VARIEDADES
PRIMEIRO ENCONTRO DE FERREOMODELISMO DE PIRACICABADIA 8 DE ABRIL SÁBADO DAS 8 AS 17 HORAS NO ENGENHO CENTRAL ENTRADA FRANCA
FALE COM A WERNA TRENS ELÉTRICOS E MAQUETES: joao.nassif@gmail.com

Locomotivas > 2 - C + C - 2050 - Cia. Paulista (Fase II)Estas locomotivas foram fabricadas nos EUA, no final da década de 30, pela General Electric. As EP-4, como eram denomidas, eram um aprimoramento de séries anteriores de locomotivas elétricas que foram utilizadas em ferrovias eletrificadas da costa leste dos EUA, especialmente a New Haven e a New York Central. As primeiras 6 locomotivas da série EP-4 foram entregues à New Haven, em 1938, e tinham 3600 HP de potência, pesando 216 toneladas.As primeiras 4 que vieram para o Brasil foram entregues à Companhia Paulista, em fevereiro de 1940. Tinham 3800 HP de potência e um peso de 165 toneladas, menor do que as de New Haven, por motivos de alterações construtivas. No total, a Companhia Paulista recebeu 22 locomotivas, sendo a última entregue em abril de 1948. Na C.P. elas foram apelidadas de “V-8”.A estrada de Ferro Central do Brasil recebeu 15 locomotivas em 1948, que foram passadas à RFFSA em 1957. Seu nome na Central era “Escandalosa”, devido ao seu tamanho avantajado e ao ruído excessivo que faziam durante o funcionamento. No ano de 1982, 10 locomotivas existentes, foram transferidas para a Fepasa.Todas elas foram desativadas no final da década de 90 com o processo de privatização da Fepasa, pela Ferroban.3054 - CIA. PAULISTA (Fase I)3050 - CIA. PAULISTA (Fase II)3051 - RFFSA (Fase I)3052 - FEPASA (Fase IILocomotivas > 2 - C + C - 23050 - Cia. Paulista (Fase II)Estas locomotivas foram fabricadas nos EUA, no final da década de 30, pela General Electric. As EP-4, como eram denomidas, eram um aprimoramento de séries anteriores de locomotivas elétricas que foram utilizadas em ferrovias eletrificadas da costa leste dos EUA, especialmente a New Haven e a New York Central. As primeiras 6 locomotivas da série EP-4 foram entregues à New Haven, em 1938, e tinham 3600 HP de potência, pesando 216 toneladas.As primeiras 4 que vieram para o Brasil foram entregues à Companhia Paulista, em fevereiro de 1940. Tinham 3800 HP de potência e um peso de 165 toneladas, menor do que as de New Haven, por motivos de alterações construtivas. No total, a Companhia Paulista recebeu 22 locomotivas, sendo a última entregue em abril de 1948. Na C.P. elas foram apelidadas de “V-8”.A estrada de Ferro Central do Brasil recebeu 15 locomotivas em 1948, que foram passadas à RFFSA em 1957. Seu nome na Central era “Escandalosa”, devido ao seu tamanho avantajado e ao ruído excessivo que faziam durante o funcionamento. No ano de 1982, 10 locomotivas existentes, foram transferidas para a Fepasa.Todas elas foram desativadas no final da década de 90 com o processo de privatização da Fepasa, pela Ferroban.3054 - CIA. PAULISTA (Fase I)3050 - CIA. PAULISTA (Fase II)3051 - RFFSA (Fase I)3052 - FEPASA (Fase IILocomotivas > 2 - C + C - 23050 - Cia. Paulista (Fase II)Estas locomotivas foram fabricadas nos EUA, no final da década de 30, pela General Electric. As EP-4, como eram denomidas, eram um aprimoramento de séries anteriores de locomotivas elétricas que foram utilizadas em ferrovias eletrificadas da costa leste dos EUA, especialmente a New Haven e a New York Central. As primeiras 6 locomotivas da série EP-4 foram entregues à New Haven, em 1938, e tinham 3600 HP de potência, pesando 216 toneladas.As primeiras 4 que vieram para o Brasil foram entregues à Companhia Paulista, em fevereiro de 1940. Tinham 3800 HP de potência e um peso de 165 toneladas, menor do que as de New Haven, por motivos de alterações construtivas. No total, a Companhia Paulista recebeu 22 locomotivas, sendo a última entregue em abril de 1948. Na C.P. elas foram apelidadas de “V-8”.A estrada de Ferro Central do Brasil recebeu 15 locomotivas em 1948, que foram passadas à RFFSA em 1957. Seu nome na Central era “Escandalosa”, devido ao seu tamanho avantajado e ao ruído excessivo que faziam durante o funcionamento. No ano de 1982, 10 locomotivas existentes, foram transferidas para a Fepasa.Todas elas foram desativadas no final da década de 90 com o processo de privatização da Fepasa, pela Ferroban.3054 - CIA. PAULISTA (Fase I)3050 - CIA. PAULISTA (Fase II)3051 - RFFSA (Fase I)3052 - FEPASA (Fase IILocomotivas > 2 - C + C - 23050 - Cia. Paulista (Fase II)Estas locomotivas foram fabricadas nos EUA, no final da década de 30, pela General Electric. As EP-4, como eram denomidas, eram um aprimoramento de séries anteriores de locomotivas elétricas que foram utilizadas em ferrovias eletrificadas da costa leste dos EUA, especialmente a New Haven e a New York Central. As primeiras 6 locomotivas da série EP-4 foram entregues à New Haven, em 1938, e tinham 3600 HP de potência, pesando 216 toneladas.As primeiras 4 que vieram para o Brasil foram entregues à Companhia Paulista, em fevereiro de 1940. Tinham 3800 HP de potência e um peso de 165 toneladas, menor do que as de New Haven, por motivos de alterações construtivas. No total, a Companhia Paulista recebeu 22 locomotivas, sendo a última entregue em abril de 1948. Na C.P. elas foram apelidadas de “V-8”.A estrada de Ferro Central do Brasil recebeu 15 locomotivas em 1948, que foram passadas à RFFSA em 1957. Seu nome na Central era “Escandalosa”, devido ao seu tamanho avantajado e ao ruído excessivo que faziam durante o funcionamento. No ano de 1982, 10 locomotivas existentes, foram transferidas para a Fepasa.Todas elas foram desativadas no final da década de 90 com o processo de privatização da Fepasa, pela Ferroban.3054 - CIA. PAULISTA (Fase I)3050 - CIA. PAULISTA (Fase II)3051 - RFFSA (Fase I)3052 - FEPASA (Fase II

Nenhum comentário:

Postar um comentário